NOSSOS SERVIÇOS
Para deixar a sua empresa ainda melhor
NOSSOS SERVIÇOS
Para deixar a sua empresa ainda melhor
- Assessoria Completa
A assessoria é o serviço mais completo que visa o acompanhamento dos processos. Você precisa de um profissional que esteja presente na unidade que supervisione as tarefas dos funcionários, avalie todos os processos de trabalho, oriente e cobre dos manipuladores tudo o que vem sendo passado e orientado através de capacitação e treinamento dos mesmos, implante planilhas de controle e a documentação necessária para o estabelecimento. Este tem a função de agir diretamente nos processos buscado a qualidade no serviço e que tudo seja feito de acordo com as normas e resoluções estabelecidas.
- Checklist situacional;
- Obtenção de documentos exigidos pela Vigilância Sanitária;
- Implantação dos Pop’s e Placas orientativas visuais;
- Implantação de Etiquetas obrigatórias;
- Auditorias semanais;
- Treinamentos para os manipuladores;
- Controle de qualidade na manipulação;
- Implantação de planilhas de controle;
- Coleta de Amostras
- Controle de validade
- Relatório Técnico
- Consultoria
Tem por objetivo apresentar ao responsável da unidade qual a situação da empresa através de um relatório diagnóstico observando o que precisa ser feito estruturalmente; manutenções e aquisições; avaliando todo o trabalho feito na unidade pelos manipuladores desde o recebimento da mercadoria até a venda do produto final, analisando possíveis manipulações errôneas e riscos de contaminações.
Será passado de forma clara e objetiva ao responsável da unidade, apresentando o que precisa ser feito de acordo com a legislação, de forma a garantir a qualidade na manipulação e a segurança alimentar do produto final.
Estes relatórios e documentos listados abaixo serão entregues aos responsáveis da unidade numa pasta para que seja orientado e fique arquivado no local.
- Checklist situacional;
- Relatório Diagnóstico;
- Relatório de Manutenção por Ordem de Urgência;
- Relatório de Aquisição por Ordem de Urgência.
- Manual de Boas Práticas
É um Documento individual e especifico para cada empresa o qual descreve o estabelecimento com sua estrutura física, rotinas de trabalho, procedimento operacionais, manutenção e higienização do local, equipamentos e utensílios; potabilidade de água, controle de vetores e pragas urbanas, capacitação e qualificação, controle de higiene e saúde dos funcionários.
Este documento é Exigido pela ANVISA através da Portaria CVS 5/13 e Resolução RDC 2619/11, o qual exige que todo estabelecimento onde são servidas refeições coletivas devam seguir esta regulamentação, o mesmo tem validade anual ou deve ser atualizado após modificações na empresa.
- POP - Procedimento Operacional Padronizado
Descreve de forma objetiva, instruções sequenciais, para a realização de operações de rotinas, específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos. De acordo com a Resolução RDC 216/04 da ANVISA.
- Rotulagem Nutricional
O rótulo tem a função de apresentar as características nutricionais do alimento, trazendo ao consumidor segurança naquilo que esta adquirindo. O mesmo deve estar de acordo com a RDC 359/03 da ANVISA.
- Ficha Técnica
Com este documentos em mãos o estabelecimento consegue ter um Controle de Qualidade e Originalidade do alimento que é preparado no local, pois o mesmo é uma descrição dos ingredientes utilizados na preparação, além de auxiliar no controle de estoque evitando desperdícios de alimentos e no controle de custo na compra de material. De acordo com a portaria 2619/11 da ANVISA.
- Elaboração de Cardápio
O Cardápio deve ser montado atendendo a Lei da Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação. Este nada mais é do que a marca do Estabelecimento e deve ser cuidadosamente elaborado, manipulado de maneira correta, atendendo as expectativas do cliente além dos seus parâmetros nutricionais e energéticos estabelecidos.
- Adequação de Layout da Unidade
Este procedimento requer um estudo da planta e análise do local, que tem por objetivo diminuir os riscos da contaminação dos alimentos e utensílios. Possíveis adequações ou reposicionamento de equipamentos e utensílios podem ser necessário no local, visando diminuir e/ou evitar o risco de contaminação cruzada. Isso se dá por uma separação de meios físicos estabelecendo locais certos para a manipulação e higienização de alimentos e equipamentos. De acordo com a portaria 2619/11.
- Controle de Qualidade no Recebimento da Mercadoria
É considerado manipulador de alimento desde o fornecedor até aquele que o prepara. O fornecedor do estabelecimento deve apresentar as devidas condições de higiene necessárias e legais, visando não somente o custo mas a qualidade daquilo que é entregue no seu local.
Para lhe auxiliar, implantamos planilhas de controle de qualidade para o recebimento da mercadoria e treinamento para o armazenamento do produto. De acordo com a CVS 5/13 e Portaria 2619/11.
- Capacitação de Funcionários através de Treinamentos Especializados
A ANVISA estabelece que todos os locais de alimentação coletiva deve ter um programa especifico para a capacitação de seus funcionários abordando temas como: capacitação para a manipulação higiênica dos alimentos, higiene pessoal, e doenças transmitidas em alimentos; sendo este programa “próprio” ou exercido por uma empresa terceirizada. De acordo com a CVS 5/2013.
- Implantação de documentos exigidos pela ANVISA
Além do Manual de Boas Práticas, POP, Rótulo Nutricional e Ficha Técnica de Preparação, também serão implantados:
- Planilhas de controle: Temperatura de equipamentos e alimentos;
- Laudo de limpeza de caixa d’água;
- Laudo de potabilidade de água;
- Controle de vetores e pragas urbanas.